Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado na data de hoje, 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Decapitado, sua cabeça ficou exposta na Praça do Carmo, em Recife, até o fim da sua decomposição. Zumbi e o quilombo dos Palmares se tornaram símbolo de resistência dos negros escravizados que no Brasil chegaram por mais de 3 séculos, vindos de diversas partes da África.

A data de hoje serve para lembrarmos da necessidade de reparação que o Estado brasileiro deve pelos séculos obscuros de escravidão que o país sofreu. Os negros escravizados que, com sua força de trabalho, edificaram as riquezas do Brasil, foram declarados libertos pela Lei Áurea em 1888 sem ter direito sequer a um palmo de terra como indenização pelos anos de exploração que foram vítimas.

É dia, portanto, de resistência e de luta por Justiça social e reparação aos males que ainda hoje são acometidas as gerações que descendem daqueles que vieram do outro lado do oceano atlântico arrancados a força de suas terras.

Viva Zumbi! Viva a luta do povo negro!

Deixe seu comentário

Mais Posts

Artigos

MPT lança campanha contra o assédio eleitoral

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, nesta terça-feira (20/8), a campanha de combate ao assédio eleitoral: “O voto é seu e tem a sua identidade”. O órgão trabalha na prevenção da ilegalidade e visa conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do assédio eleitoral, tanto no ambiente de trabalho, como para o Estado Democrático de Direito.

Continuar Lendo
Artigos

Empresa de telefonia terá de responder por irregularidades no ambiente de trabalho de empresa de call center

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que a Claro S.A, deverá responder pelas multas aplicadas pela fiscalização do trabalho diante de irregularidades constatadas no ambiente de trabalho da Master Brasil S.A., de Belo Horizonte (MG). Ao rejeitar o exame do recurso da telefônica, o colegiado entendeu que ela é coautora das irregularidades descritas nos autos de infração e, portanto, deve ser mantida sua responsabilidade pelo pagamento das multas administrativas.

Continuar Lendo
Artigos

28 de janeiro – Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo

No dia 28 de janeiro de 2004, a cidade de Unaí, localizada no noroeste de Minas Gerais, foi palco de um dos crimes mais emblemáticos contra o combate ao trabalho escravo no Brasil. Nessa data, o motorista Aílton Pereira de Oliveira e os auditores fiscais do trabalho Nélson José da Silva, João Batista Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves foram executados a mando de empresários descontentes com a atuação da equipe que investigava denúncias de trabalho escravo na região.

Para tornar viva a memória das vítimas do atentado e rememorar a história de luta contra a exploração humana no ambiente de trabalho, a Lei 12.064/2009 instituiu o dia 28 de janeiro como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Nesse dia também é comemorado o Dia do Auditor Fiscal do Trabalho.

Continuar Lendo
Enviar
1
Olá, é muito bom ter você por aqui!
Como posso te ajudar?